20. PORQUE É QUE AS GARRAFAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS? — A COR

Excertando do artigo 19.a crescente popularidade da produção e do consumo do “néctar dos deuses” levou a que, a dada altura, a produção de vinhos chegasse a uma correlação com a necessidade de conservá-los em recipientes adequados, i.e., capazes de mantê-los em condições favoráveis e que facilitassem o seu transporte. Mas não olhemos para as garrafas de vidro como mero recipiente facilitador de transporte.

Certamente, não nos é alheia a premissa de que muitos vinhos devem ser consumidos alguns anos após o engarrafamento, dado o potencial de envelhecimento. Quer isto dizer que é expectável que esses vinhos atinjam níveis de qualidade superiores com o passar do tempo, desde que armazenados de forma correta. Em boa verdade, a garrafa em muito ajuda este processo, e a escolha da cor para determinados vinhos tem interpretações lógicas.

Em função da cor do vidro o vinho pode evoluir de maneiras distintas. As garrafas de vidro escuro protegem melhor o vinho da luz, ao invés das garrafas de vidro claro. E esta proteção é fundamental para reduzir a ação das radiações ultravioletas sobre os componentes químicos do vinho que se destroem quando expostos à luz. Assim, os vinhos com maior potencial de longevidade devem ser armazenados em garrafas de cor mais escura, sendo as mais comuns a verde escura e a preta.

Em grande suma, a escolha da cor das garrafas de vinho depende, sobretudo, da delicadeza do vinho e do seu potencial de longevidade, e também dos custos que o produtor está disposto a acarretar.

 

Curiosidade

Inicialmente, as garrafas eram de cor âmbar, porque a matéria-prima utilizada pelos sopradores de vidro tinha muitas impurezas, motivo pelo qual eram obrigados a usar purificantes que conferiam essas tonalidades ao produto final.

 

Fontes: memórias das longas leituras do Rizz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s