14. GIRAR O COPO: GESTO SNOB, OU ATÉ FAZ SENTIDO?

Parafraseando da crónica 9. O Wine Lover, para os amantes do vinho, beber o “néctar dos deuses” é viajar, é imaginar, é saborear, é descobrir. Cada copo é uma viagem até ao local e ao tempo em que o vinho foi produzido, é imaginar o que poderá ter acontecido durante a vindima e de que é que as pessoas falavam naquela altura, é destrinchar cada sabor e ir descobrindo cada aroma que vem do copo. Ao termos a perceção destes aromas e sabores do vinho não estamos apenas a bebê-lo, mas também a compreendê-lo.

Quase sempre vemos pessoas a girar o copo, umas com mais e outras com menos elegância, quando estão a degustar um vinho. Mas por que razão o fazem? Terá caráter glamouroso? Será só por tradição? Ou haverá, na verdade, alguma relação entre este gesto e a evolução do vinho, na hora de o beber?

“Abanando” o vinho estamos, na verdade, a fazer entrar mais oxigénio no copo. O oxigénio areja o vinho e ajuda a libertar mais desses aromas. Depois disto, quando levamos o copo até ao nariz, a diferença é notável. E, assim, começamos a inumerar os aromas mentalmente. No entanto, um fenómeno recorrente é o facto de muitas pessoas “abusarem” deste gesto de girar o copo. Pode parecer bonito, mas, na verdade, há aromas que estão a ser desperdiçados, pelo que basta fazê-lo antes dos primeiro goles.

 

CURIOSIDADE / DICA

Com a prática, desenvolvemos competências ao nível do olfato, do paladar e da memória, que nos vão ajudando a construir o “mapa mental” de prova. Este mapa não é mais do que o resultado dos aromas e sabores que fazem parte do quotidiano (desde as frutas e legumes que temos na nossa cozinha às folhas das árvores e plantas por que passamos nas ruas). A dica é que cheiremos tudo o que há à nossa volta, para contribuir para uma memória olfativa mais rica.

 

Fontes: memórias das longas leituras do Rizz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s