6. PORTUGAL, UM PATRIMÓNIO DE CASTAS

Recentemente, a Natália Andrade Viana, do Winelicious Wine Blog (Winelicious.pt), propôs-me uma parceria entre o Winelicious e o Rizzlingwines, por forma a que pudéssemos trocar publicações em ambos os espaços. Este é o segundo artigo resultante dessa sinergia.

Portugal é um país de diminuta extensão territorial — conta com uma área total de 92.212 km² —, porém apresenta uma considerável diversidade de solos e microclimas, beneficiando de condições ideais para a produção de vinhos extraordinários. Com mais de 250 castas autóctones (uvas 100% portuguesas), um verdadeiro património vivo, os vinhos portugueses destacam-se e impressionam quem os prova, superando as expetativas na maior parte das vezes.

Para além da invejável abundância de castas, há de referir também a dedicação e compromisso dos produtores nacionais que estão sempre em busca de novidades sem descurar da longa tradição vínica do país, de modo que todo este esforço é percebido na versatilidade, nos sabores únicos e no alto potencial gastronómico dos vinhos portugueses. A sensação que temos é que a cada taça estamos a degustar história com uma pitada de modernidade.

Essa versatilidade é notada quando verificamos que os vinhos nacionais se adaptam a diferentes ocasiões, desde momento de puro lazer à requintados banquetes. Podemos dizer que são vinhos de elevado potencial gastronómico na medida em que apresentam uma acidez que possibilita diferentes harmonizações, pelo que há sempre um bom vinho português para acompanhar qualquer prato da gastronomia nacional ou internacional.

Entre as castas nacionais tintas mais afamadas destacamos Touriga Nacional, Tinta Roriz, Trincadeira, Baga, Castelão e Touriga Franca. Já entre as brancas podemos apontar: Alvarino, Arinto, Fernão Pires e Encruzado.

Deixe-se surpreender pela singularidade dos vinhos portugueses, vinhos capazes de encantar até os apreciadores mais exigentes!

Texto: Natália Andrade Viana, do Winelicious Wine Blog.
O original em http://winelicious.pt/?p=3984

2 thoughts on “6. PORTUGAL, UM PATRIMÓNIO DE CASTAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s